
História da escola
A Escola Ideal foi idealizada no final da década de 90, pela professora Miriam Targino, a qual ainda adolescente e estudante da Escola Normal em Bananeiras-PB, mantinha na residência de seus pais um reforço escolar.
Ao contrair matrimônio com seu esposo Sinval Silva, militar, porém também professor, ambos resolveram uma escola regular. Assim, no início do ano de 2002 se dirigiram a sede da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, na Capital.
Desta forma, depois de organizar toda a documentação exigida por aquele órgão e a Autorização de funcionamento, iniciou-se a formação do corpo docente e a divulgação da primeira escola particular da cidade de Borborema. Mas ainda faltava o lugar, e assim pela permissão de Deus, surgiu a casa de seu Nivaldo e dona Daurea, que tinham ido morar em Natal-RN. Inicialmente foi alugada e depois adquirida por Sinval e Miriam.
O início propriamente dito foi no dia 04 de fevereiro de 2002. A Escolinha, como é conhecida apresentou uma proposta inovadora na educação da região; envolvendo a comunidade escolar, com as demais camadas da sociedade local. As atividades lúdicas, as apresentações folclóricas, as participações de nossos alunos em diversos eventos deram a Escola Ideal uma imagem de modernidade e compromisso com a educação, além disso, é importante ressaltar o ressurgimento na cidade de Borborema do desfile de 07 de setembro, que havia 6 anos que não se realizava e já em 2002, a Escolinha organizou de tal forma que até os dias de hoje continua sendo efetivado. Foi criada a "banda Marcial José Amâncio Ramalho", justa homenagem ao eterno prefeito da cidade; a bandinha conta com a participação de 40 componentes, todos alunos e ex-alunos, e já se apresentou em diversas cidades do Estado.
A Escola Ideal é inscrita na Receita Federal como Escola Maria Odete de Melo, homenagem à avó da Professora Miriam, que também lecionou na década de 1960. Atualmente conta com 110 alunos, das cidades de Borborema, Serraria e do distrito de Vila Maia e diversas comunidades rurais. O corpo docente é composto por 11 professores e ainda dispõe de secretária e 2 auxiliares.
